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Neste artigo quero comentar sobre os principais equívocos que as empresas e os profissionais cometem quando o assunto é CIPA!

Confira:

  • Empresas com várias filiais

A CIPA é por estabelecimento, portanto, quando uma empresa possuir várias filiais poderá também ter a necessidade de constituir várias CIPAs ou então trabalhadores designados, de acordo com o dimensionamento da NR-05.

 

  • Empossar o Vice-Presidente com a saída do Presidente da Comissão

Quando o Presidente da CIPA sai da empresa, seja por qualquer motivo, o que deve acontecer é o empregador escolher outro colaborador para substituir o seu posto. Pois a posição de Vice-Presidente é sempre de um membro eleito pelos Trabalhadores e a posição de Presidente é sempre de um membro indicado pelo empregador.

 

  • Não treinar os membros que já estavam na gestão anterior

Em toda gestão todos os membros da comissão precisam participar do treinamento. Mesmo que já tenham participado de treinamentos anteriores. Além de ser exigência da normativa, é muito importante se manter atualizado e adquirir conhecimento.

 

  • Realizar o treinamento após a posse

O treinamento dos membros só poderá ocorrer após a posse quando for a primeira CIPA da empresa. Todos da comissão precisam ter o conhecimento necessário para saber como atuar e o que deverá ser feito antes de se tornarem cipeiros.

 

  • Finalizar o período de inscrição dos candidatos com menos de uma semana

A norma é clara com relação as datas a serem cumpridas. O tempo para a candidatura dos interessados deverá ser de pelo menos 15 dias.

 

 

Além desses, existem muitos outros equívocos que devemos ficar atentos para que não aconteçam!

 

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Até breve!