A Inteligência Emocional é um conceito principalmente da área de Psicologia, que descreve a capacidade de gestão das próprias emoções e sentimentos. Sendo a aptidão de utilizar, regular, controlar e prever reações do corpo diante situações e circunstâncias.

Ela está relacionada à habilidade de autocontrole, autoconhecimento, automotivação e empatia.

 

Um profissional calmo, que possui clareza sobre suas emoções e sentimentos, tem muito mais chances de lidar com imprevistos e mudanças repentinas em seu dia a dia do que aquele que vive a maioria do tempo estressado e resolve os conflitos com impulsividade.

 

Hoje a inteligência emocional acabou se tornando uma condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais no que se refere à liderança, gestão e organização, uma vez que é somente por meio dela que haverá a possibilidade dos profissionais que fazem parte de uma empresa trabalharem cada vez melhor em equipe, compreenderem a si mesmos e ao próximo, tendo ainda mais empatia, bem como motivando-se constantemente no sentido de alcançar resultados extraordinários para os negócios como um todo.

 

 

Possuir inteligência emocional contribui para inúmeros benefícios sociais, veja alguns deles:

– Melhor desempenho na vida pessoal e profissional

– Relações interpessoais no ambiente de trabalho

– Desenvolvimento da criatividade na resolução de conflitos e tomada de decisões

– Perseverança e sucesso profissional

– Entre outros

 

 

A relação da Inteligência Emocional com a Saúde e Segurança do Trabalho dá-se devido ao objetivo de prevenir as possíveis doenças e acidentes geradas aos trabalhadores. Sentimentos de ansiedade, depressão e sensações de stress, podem ser fatores agravantes na carreira de todo profissional.

 

Vale lembrar também, que muitos profissionais não dividem as preocupações de casa e do trabalho. Acabam gerando “bagunças emocionais” que podem além de atingir seus colegas ocasionar inúmeras consequências.

 

Por isso, para a empresa melhorar o desenvolvimento de sua organização com segurança, é de extrema importância investir no desenvolvimento da inteligência emocional dos seus colaboradores através de treinamentos, palestras e campanhas internas.

 

 

Portanto, podemos concluir que é muito importante que cada indivíduo conheça a si mesmo, tenha um olhar crítico das ações que estão ao seu redor e busque sempre acertar, mantendo-se motivado e atingindo seus objetivos.

 

 

Acompanhe nossas redes sociais para maiores informações:

 

Facebook: www.facebook.com/valeriowagneroficial

Instagram: www.instagram.com/valeriowagneroficial

Youtube: www.youtube.com/valeriowagner

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by