O LTCAT é Obrigatório para todas as Empresas?


Você já parou para pensar na importância das informações citadas no Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT da sua empresa, tendo em vista a atual obrigatoriedade do envio de diversos dados ao eSocial?

Primeiramente, vale lembrar que o eSocial não trouxe nenhuma mudança com relação a elaboração deste programa, pois ele sempre foi exigido. O que aconteceu foi que, com essa fiscalização de forma mais “ativa” e “virtual” que será realizada após o início da obrigatoriedade de envio de dados de SST para o eSocial, uma maior atenção será necessária. O laudo precisa estar adequado e principalmente atualizado. Sabemos que muitas empresas ainda não possuem LTCAT e agora precisam correr contra o tempo.

Informações relacionadas a aposentadoria especial dos trabalhadores, deverão ser informadas no evento S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco.

E para que isso seja feito de forma adequada, deverá ser elaborado o Laudo Técnico englobando as respectivas avaliações quantitativas dos riscos que se fizerem necessárias.

Quais riscos devem ser avaliados?Os principais agentes avaliados são os físicos, químicos e biológicos. Podemos exemplificar alguns deles: Ruído, Vibração, Temperaturas Anormais (Calor), Agentes Químicos, etc. Vários agentes físicos e químicos necessitam de uma avaliação mais específica, através de realização de medições e obtenção de valores.

Observamos também que se o trabalhador tiver direito a aposentadoria especial a empresa precisa fazer o recolhimento mensalmente do FAE – Financiamento da Aposentadoria Especial.

Mas onde está o grande problema?

O que não pode acontecer é constar no Laudo que o trabalhador tem direito a aposentadoria especial e a empresa não efetuar o devido recolhimento.

Portanto, concluímos que será necessário que as empresas tenham essas informações pré-definidas para enviar ao sistema. Caso isso não aconteça ou caso ocorram divergências de informações a empresa poderá ser multada.

 

Muitos profissionais ainda tem dúvidas sobre a obrigação da elaboração do LTCAT nas empresas. O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT serve para dar um parecer em relação à aposentadoria especial. Poderá ter direito a este benefício os trabalhadores expostos aos agentes físicos, químicos ou biológicos previstos na legislação previdenciária.

Você empregador gostaria de uma atualização ou elaboração do seu LTCAT? Ainda dá tempo!

Solicite uma proposta ao nosso setor comercial.
3042-5461 / 3082-0437 ou envie um e-mail para comercial@protecnicapr.com.br

Acompanhe também o nosso canal do Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCxV8-7Bo48FQ01GIyXmIdjQ

Para conhecer nossos Cursos Online e Presenciais de Formação de Consultor Especialista em eSocial SST acesse:

https://www.valeriowagner.com.br/curso-de-formacao-de-consultor-especialista-em-esocial-sst/

 

Até breve!

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by